quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Cadeira de Rodas X Invalidez

Desde que iniciei minha atuação na área de direito médico, já presenciei diversas formas de como as pessoas enfrentam o uso da cadeira de rodas.

Confesso que o entendimento do público geral, que não utiliza cadeira de rodas, ou não convive com o cadeirante nunca me preocupou....
.
Entretanto, me alarma a falta de conhecimento a respeito desse equipamento por parte das pessoas que são usuárias ou que convivem com portadores de necessidades especiais, sobretudo, mães de crianças especiais.

A rejeição do uso da cadeira de rodas é presente em praticamente todas as mães de crianças especiais, mas percebo que a falta do conhecimento a respeito dos benefícios de uma cadeira de rodas sob medida é o fator que explica essa forte rejeição.

Mães, uso esse espaço para falar com vocês, parem de vincular a cadeira de rodas a invalidez de seu filho. O uso desse equipamento não determina a invalidez de alguém, muito menos determina que sua criança não será capaz de caminhar.

Seu filho não pode passar horas do dia mau posicionado em cadeiras sem as devidas adaptações que o corpo dele necessita, na escola, vendo TV, fazendo as refeições, dentre demais atividades, e socialização com o mundo.

A cadeira de rodas é muito mais do que um simples assento, influencia no posicionamento do corpo, favorecendo assim funções básicas como respiração, alimentação, fluxo sanguíneo, previne dores e deformidades.

O mau posicionamento, por estar no colo ou carrinho de bebê, por exemplo, ou até mesmo em cadeiras de rodas inadequadas, pode causar perdas motoras e perdas de função.

De acordo com estudos de especialistas na área, a cadeira de rodas é considerada um equipamento terapêutico, prevenindo e revertendo deformidades, sendo uma extensão do tratamento de reabilitação.

Além dos tratamentos de reabilitação neurológica, o correto posicionamento na cadeira de rodas interfere diretamente na progressão do desenvolvimento da criança.

A correta escolha da cadeira de rodas deve ser realizada pela equipe terapêutica que acompanha o paciente, por especialista em adequação postural, determinando assim todos os itens e acessórios necessários, de acordo com cada patologia, com as deformidades já existentes e para evitar que novas apareçam.

Cadeiras de rodas adaptadas possuem custo financeiro final alto, considerando todos os itens, acessórios, e ainda as adaptações realizadas pelo profissional especialista.

Entretanto, há possibilidade da requisição judicial desse equipamento, seja contra o plano de saúde, ou poder público, a decisão do Supremo Tribunal de Justiça – STJ é favorável para concessão desse equipamento.

Não deixe seu filho mau posturado, as consequências são maiores do que aparentam.

Wanessa Ferreira Rodrigues
https://www.facebook.com/wanessa.ferreirarodrigues
 

Texto recebido no grupo Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário