sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Trabalho e Voluntariado

TRABALHO

Todas as oportunidades para atuar no Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio da Cáritas RJ são anunciadas nesta página. ​Não há vagas disponíveis no momento.

VOLUNTARIADO
O trabalho dos voluntários e das voluntárias é extremamente importante para o Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio da Cáritas RJ. Atualmente, cerca de 90 pessoas atuam em diversas funções e com diferentes níveis de engajamento, de acordo com a disponibilidade de cada um(a), mas sempre com atenção e dedicação. O mais comum é que o(a) voluntário(a) atue uma ou duas vezes por semana durante um turno - manhã ou tarde.

Todos(as) passam por um treinamento geral e, dependendo da área de atuação, por um treinamento específico, para poderem exercer suas funções de maneira adequada, respeitando o código de conduta e os princípios da instituição.

Para se inscrever no nosso Programa de Voluntariado, é preciso aguardar a abertura de novas oportunidades, que são sempre anunciadas na nossa página no Facebook. No momento, não temos nenhuma vaga disponível.

As áreas de atuação são as seguintes:

ACOLHIMENTO
Auxílio na recepção à população refugiada, tradução de entrevistas sociais e apoio a procedimentos de integração. A atividade ocorre às segundas, terças, quintas e sextas, entre 9h30 e 17h. 

APOIO PEDAGÓGICO  Os(As) voluntários(as) acompanham o desenvolvimento do curso de português para refugiados junto à coordenação pedagógica, auxiliando na organização e nas aulas. As atividades ocorrem na UERJ, às terças e quintas, das 9h30 às 11h30. É necessário ter nível intermediário de inglês ou francês.

ATENDIMENTO NO CENTRO PÚBLICO DE TRABALHO 
Suporte e tradução de atendimento para inserção dos refugiados no mercado de trabalho. Ocorre no CPETR-Tijuca, às terças e quintas, na parte da manhã e da tarde. 

CURSO DE PORTUGUÊS 
Ensino de português utilizando uma das línguas mediadoras: francês, inglês, espanhol ou árabe. As aulas ocorrem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), às terças e quintas, das 10h às 11h30. Não é necessário atuar nos dois dias da semana nem ter experiência como professor(a), mas exige-se pelo menos nível intermediário em uma das línguas mediadoras.

PROTEÇÃO LEGAL 
No setor de Proteção Legal, os voluntários auxiliam em atendimentos sobre regularização dos refugiados e mecanismos de proteção; realizam pesquisas sobre os países de origem dos solicitantes de refúgio e elaboram pareceres para embasar a defesa dos casos; e dão apoio às ações de advocacy do setor. Ocorre às segundas, terças e quintas, entre 9h30 e 17h, e às sextas, entre 13h e 17h.

RECREAÇÃO DE CRIANÇAS 
A principal função é apoiar com atenção, cuidado e atividades lúdicas enquanto os pais das crianças estão no curso de português ou na aula de yoga. O horário de atuação é das 10h às 11h30, às terças e quintas (curso de português), ou das 13h45 às 15h15, somente às terças (aula de yoga).

VÍNCULOS SOLIDÁRIOS  Setor responsável por responder ao diálogo externo da Cáritas RJ. Os voluntários têm funções variadas, como apoio na gestão de voluntários, na produção de eventos e no estabelecimento de parcerias. O horário e os dias são flexíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário