sábado, 31 de março de 2018

Praia para todos


O projeto que disseminou o conceito de acessibilidade nas praias em todo o Brasil está de volta comemorando sua 10ª edição! Entre muitas ondas tivemos o enorme privilégio de conhecer pessoas e histórias, colecionamos momentos de alegrias, sorrisos e aprendizados. Voltamos agora em 2017 com um motivo a mais para comemorar: o aniversário de 10 anos do projeto! São 10 anos de crescimento onde buscamos e zelamos pelo melhor para cada usuário que chega até nós e todo esforço e trabalho são recompensados quando vemos a alegria estampada no rosto de todos se juntam a nós, seja o usuário, familiar ou a equipe. Venha comemorar conosco!

Nesta temporada teremos as seguintes atividades: banho de mar assistido, Stand Up Paddle, surf adaptado, handbike, frescobol, além de eventos como o "Luau Praia Para Todos" e o Desafio de Vôlei Sentado.

O projeto continua acontecendo simultaneamente nas praias da Barra da Tijuca e Copacabana, de 09 às 14h, nos seguintes locais:
Barra da Tijuca: Posto 3, em frente à Praça do Ó.
Copacabana: Posto 5.

OBSERVAÇÃO: Ele acontecerá de 16 dezembro de 2017 até o final de abril de 2018. Todas as atividades esportivas e de lazer funcionarão de dezembro a fevereiro, de março a abril será o banho de mar.

NOSSA HISTÓRIA

O Praia Para Todos é um projeto idealizado pelo Instituto Novo Ser em 2008 cujo ideal e objetivo era desenvolver, mediante parceria entre os setores público e privado, uma infraestrutura acessível para as pessoas com deficiência em pelo menos um posto de cada praia da cidade do Rio de Janeiro.

A ideia resumida era que em cada posto de salvamento houvesse recursos assistivos (cadeiras anfíbias, esteiras, material desportivo e de apoio) e uma equipe técnica para desenvolver atividades inclusivas para pessoas com deficiência e facultar toda segurança necessária. Além disso, que o entorno do posto e o próprio posto fosse dotado de todas as exigências normativas de acessibilidade, não só para o deficiente físico, mas para todos.

Começou aí o projeto piloto, inédito e inovador no Brasil, batizado de PRAIA ACESSÍVEL – LAZER PARA TODOS. Este projeto foi realizado na Praia do Leblon (Posto 11) no verão de 2009, aproveitando a esteira de bambu instalada em 2006 pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em parceria com o CVI – Centro de Vida Independente. Na época, vale assinalar, não havia nenhuma ação conhecida de inclusão nas praias. Apesar da relevante iniciativa da esteira de bambu instalada dois anos antes, a mesma não era usufruída por cadeirantes, os quais careciam de apoio e infraestrutura específicos.

O projeto contou com o apoio da empresa Michelin e da Secretaria Municipal de Turismo, além da parceria com um grupo de surf adaptado, convidado com o intuito de agregar mais uma iniciativa desportiva ao projeto.
O sucesso foi tão grande, devido principalmente ao histórico esquecimento deste importante e concorrido espaço pelo poder público com relação às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, que foi necessário a expansão e a redefinição da estratégia do projeto. Surgiu, a partir de então, o PRAIA PARA TODOS, implementado no início de 2010 de forma itinerante. O programa percorreu as principais praias da cidade (Barra da Tijuca, Copacabana, Ipanema e Piscinão de Ramos), com o objetivo de contemplar diferentes cenários e comunidades e disseminar os conceitos de Acessibilidade e Inclusão.

Em 2011 e 2012 o programa ocorreu no posto 3 da praia da Barra da Tijuca com o objetivo de consolidar esse ponto como referência de acessibilidade para outros locais. O ano de 2013 foi marcado pela expansão para a praia de Copacabana, que ganhou também um ponto fixo, no período do verão, em parceira com o 3º GMar, por iniciativa do Ten. Cel. Marcelo Pinheiro. A ação conjunta entre o Instituto Novo ser e o 3º. GMar possibilitou uma enriquecedora troca de experiências, além do suporte logístico (armazenamento e transporte de materiais).
O programa teve enorme repercussão em nível nacional e internacional e transformou, sem dúvida, o paradigma com relação à acessibilidade nas praias brasileiras. Representantes de todos os estados do litoral fizeram contato para conhecer o projeto de forma a replicá-lo em sua região. O objetivo do Instituto Novo Ser, nesse sentido, podemos afirmar, foi cumprido com total êxito.

O PRAIA PARA TODOS atende às necessidades de cerca de 50 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por dia, em cada praia. Desde o início foram realizados cerca de 3.500 atendimentos diretos.
Fonte: Site do Praia para Todos.
http://www.praiaparatodos.com.br/
Visite também:  YouTube - Praia para Todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário